Iniciativa tem como principal objetivo contribuir com a dinamização da economia local
Hoje, 25 de maio, comemora-se nacionalmente o Dia do Trabalhador Rural, uma homenagem àqueles que contribuem para o crescimento da economia e desenvolvimento no campo e nas cidades. Pensando nos estímulos que a implantação do Projeto Aripuanã vem gerando à economia local e a consequente elevação da demanda por bens e serviços, a Nexa está desenvolvendo o Programa de Desenvolvimento de Produtores Rurais, que oferece assistência técnica a pequenos produtores de Aripuanã.
A iniciativa começou a ser executada em 2019, sem nenhum custo para os participantes. O Programa está inserido no eixo de Desenvolvimento Econômico da estratégia de atuação social da Nexa em Aripuanã e integra o Plano de Controle Ambiental (PCA) do empreendimento em construção.
A analista de Desenvolvimento Local e Projetos Sociais do Projeto Aripuanã, Alice Castilho, explica que a ação foi concebida para apoiar o desenvolvimento sustentável e integrado das cadeias produtivas do município.
“Esse apoio técnico busca otimizar as demandas e gerar melhorias na qualidade de produção. Promover o desenvolvimento local significa implementar ações que permitam inclusão social, fortalecimento e diversificação da economia da cidade”. Ao todo, são 85 produtores mapeados, dos quais 53 já estão recebendo assistência técnica rural por meio do programa. As ações se propõem a capacitar os produtores, promover ações de formalização e possibilitar melhorias na produção.
Sementes para o desenvolvimento
Lucas Carvalho, de 76 anos, é um dos produtores rurais beneficiados pela iniciativa da Nexa. Sua propriedade está localizada na comunidade Milagrosa, a aproximadamente 35 quilômetros da sede do município. Lucas mantém o cultivo de um pomar de frutíferas por meio de um sistema agroflorestal sustentável no local, onde é possível encontrar variedades como acerola, banana, graviola, abacaxi, pupunha, açaí e cupuaçu. Toda a produção é transformada em polpas de frutas, que é a principal fonte de renda da família de Lucas, que mora em Aripuanã há cerca de 40 anos e trabalha neste ramo desde o fim da década 90.
Lucas afirma que além de valorizar as árvores nativas do território, o apoio técnico fornecido pelo Programa de Desenvolvimento de Produtores Rurais só vem a acrescentar. “Eu criei uma boa perspectiva para o futuro, pois com o apoio desses engenheiros nós vamos conseguir variar ainda mais nossa produção e explorar toda capacidade da terra”, conta o pequeno produtor, parceiro da Nexa na construção de um futuro promissor também na agricultura em Aripuanã.
Durante a pandemia da Covid-19
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, os trabalhos do Programa de Desenvolvimento de Produtores Rurais foram adaptados à nova realidade e continuam a todo vapor, respeitando as medidas de higiene e prevenção à saúde, como explica Nelson Tacada, engenheiro Agrônomo da Synergia, empresa contratada pela Nexa para execução do Programa de Desenvolvimento de Produtores Rurais.
“As visitas técnicas presenciais aos agricultores foram ajustadas devido às restrições do cenário atual. No entanto, passamos por uma redefinição de metodologia e repasse de orientações aos produtores. O acompanhamento e demais atividades do Programa serão realizadas a distância, respeitando as medidas preventivas de segurança”, explica.