Empreendimento na cidade de Aripuanã (MT) tem o objetivo de ter 50% de mulheres atuando na operação do projeto
Nexa assina carta de compromisso para inclusão de mulheres e incentivo à equidade de gênero na mineração
Empreendimento na cidade de Aripuanã (MT) tem o objetivo de ter 50% de mulheres atuando na operação do projeto
A Nexa Resources acaba de se tornar signatária de uma carta compromisso para inclusão das mulheres na mineração. O documento assinado pelo CEO, Tito Martins, integra a empresa à iniciativa liderada pelo movimento Women In Mining Brasil (WIM Brasil) e apoiada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). A adesão da Nexa ao WIM Brasil ocorreu esta semana durante o maior evento de mineração do mundo, a Convenção da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC), realizada em Toronto.
O plano Women In Mining Brasil consiste em uma metodologia estratégica para auxiliar a indústria brasileira a executar ações significativas para incluir ativamente mais mulheres em todos os níveis e espaços de trabalho, principalmente em cargos de liderança. “A adesão da Nexa a iniciativa WIN Brasil reforça o compromisso da companhia em ser uma empresa cada vez mais plural, que valoriza a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho. A evolução da carreira das mulheres na Nexa é uma prioridade. Por isso, o nosso time de gestão de pessoas tem trabalhado para que em todos os processos seletivos haja perfis de mulheres. Além disso, começamos este ano com bons resultados: 56% das posições que foram abertas na Nexa, no Brasil e Peru, foram preenchidas por mulheres”, afirma Gustavo Cicilini, Vice- Presidente de Desenvolvimento Humano e Organizacional.
Outro exemplo do compromisso da Nexa em promover a inclusão feminina na mineração é o Projeto Aripuanã, que está em fase de implantação no noroeste do Estado do MT e tem previsão de entrada em operação em 2021. Em parceria com o Senai-MT, a Nexa está desenvolvendo o Programa de Qualificação Profissional para formação de jovens e adultos do município e região para o mercado de trabalho em geral. Das 500 vagas ofertadas, 54% foram preenchidas por mulheres.
Josiane Seixas, gerente de Planejamento de Mina do Projeto Aripuanã, é uma das lideranças femininas que trabalha na construção do empreendimento. Formada em Engenharia de Minas e com mais de 15 de anos de atuação na mineração, avalia que o setor está cada vez mais aberto a mão de obra feminina, inclusive para cargos de liderança. “O cenário mudou ao longo dos anos e é uma conquista para todo o mercado, não só da mineração. Ser mulher não impede de exercer a minha profissão”, considera.
Na próxima semana, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Nexa inicia o trabalho dos seus grupos de afinidade sobre a temática Mulher. Nos encontros serão propostas ações para ampliar a representatividade feminina nos cargos de alta e média liderança, fomentar o desenvolvimento da carreira das mulheres na empresa e implantar as ações propostas pelo plano do Women In Mining. Além disso, dentro do nosso trabalho de construção de um ambiente mais plural na Nexa também trabalharemos as temáticas Etnia, LGBTQI+, pessoas com deficiências e multigerações. Para esses temas também serão desenvolvidas ações a partir dos inputs gerados nos grupos de afinidade.