Biodiversidade e Uso do Solo

Uma mineração inovadora e sustentável

Nossa estratégia de desenvolvimento sustentável visa uma mineração baseada em práticas inovadoras para avançar nas áreas de mudanças climáticas, recursos naturais e produção responsável. Para nós, conservar o meio ambiente é fundamental para a perenidade dos negócios e para garantir às futuras gerações acesso aos recursos naturais.

Para isso, buscamos extrair racionalmente os recursos minerais necessários à nossa operação e trabalhamos para reduzir continuamente o impacto de nossas atividades no meio ambiente, com foco na redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), na eficiência hídrica, e nos impactos sobre a biodiversidade.

Gestão no Brasil

No território brasileiro estamos sob regulamentações ambientais relacionadas a recursos hídricos, cavernas, gestão de resíduos, áreas contaminadas, de preservação permanente e conservação de áreas protegidas, entre outras.

Todas as atividades que interfiram de alguma maneira em áreas protegidas apresentam processo de regularização em andamento, assim como a implementação de rígidos controles sobre impactos locais.

Gestão no Peru

Em terras peruanas os recursos minerais são propriedade da Nação e o governo estabelece por lei as condições de concessão de direitos e títulos de exploração. Todas as atividades executadas no país estão em conformidade com as exigências ambientais relacionadas ao uso de água, recursos florestais e áreas naturais protegidas.

Conheça nossas iniciativas

Para fortalecer compromissos de manutenção da biodiversidade e alcançar metas e objetivos de nossa Estratégia ESG, possuímos diversas iniciativas em andamento no Brasil e no Peru, dentre elas:

Reflorestamento de pinheiros e quenuais no Peru

Reflorestamento de pinheiros e quenuais no Peru

O programa, que teve início em 2019, tem como objetivo a recuperação de zonas afetadas pelo desmatamento em Quinua, no Jarapampa – distrito de  Yanacancha, e na comunidade de San Francisco Asís de Yarusyacán, anexos de Joraoniyoc e Huancamachay, no Peru.

 

Na região, os moradores se dedicam à produção, cuidado e manutenção de 197 mil plantações de pinheiros e quenuais. Fornecemos assistência por meio da entrega de insumos e geração de oportunidades de trabalho temporário para membros da comunidade na produção de mudas, em sua maioria pessoas idosas.

Com duração inicial prevista de três anos, já beneficiou mais de 120 moradores.

Vazantes Mineiras

Vazantes Mineiras

A iniciativa, pioneira no município de Vazante (MG), busca construir um legado que vá além da permanência da empresa na região por meio do uso sustentável de áreas rurais, aliado à inovação, pesquisa e turismo ecológico. As iniciativas serão implementadas em uma área de três mil hectares e fortalecem o papel da Nexa como um importante agente colaborativo ao desenvolvimento do município.

 

O Projeto está em fase inicial e é desenvolvido em parceria com a Reservas Votorantim, que aplica o modelo de uso múltiplo da terra no Legado das Águas (SP) e Legado Verdes do Cerrado (GO), e presta consultoria para a Nexa para a implantação do Vazantes Mineiras. No decorrer do projeto, os resultados e parcerias serão apresentados, buscando diálogo aberto e transparência em todo o processo.

Nossa aspiração

Temos por aspiração garantir a recuperação de 100% da biodiversidade nas áreas afetadas pela Nexa, gerando impacto positivo.

Confira nossos indicadores

Habitats protegidos ou restaurados
Indicadores correlacionados
Dimensão GRI:
Ambiental
Código GRI:
304-3
ODS:
Habitats Protegidos e Restaurados (2021) (*)
Bioma Área cujas medidas de restauração foram aprovadas por especialistas externos ou seguem parâmetros / protocolos externos Área total (km²)
Sim Não
Amazônia 17,09 17,09
Caatinga
Cerrado 18,79 1,23 20,02
Mata Atlântica 2,33 2,33
Pantanal
Pampa
Outros

 

(*) Os dados apresentados não foram reportados para os anos de 2019 e 2020.

 

Quantidade de terras (próprias, arrendadas ou administradas para atividades de produção ou extração) que sofreram alterações ou que já foram restauradas
Indicadores correlacionados
Dimensão GRI:
Ambiental
Código GRI:
MM1
Terras que sofreram alterações ou foram restauradas (hectares)
2019 2020 2021
Total de terras alteradas e que ainda não foram reabilitadas 2.437,5 2.613,4 2.543,8
Total de terras recentemente alteradas durante o período coberto pelo relatório 183,4 37,0 13,6
Total de terras reabilitadas durante o período coberto pelo relatório, considerando o uso final acordado 7,5 106,6 13,9
Total de terras alteradas e que ainda não foram reabilitadas 2.613,4 2.543,8 2.543,6

 

Número total e percentual de áreas identificadas com necessidade de implementação de Planos de Gestão de Biodiversidade (PGB) e o número de áreas com planos implementados
Indicadores correlacionados
Dimensão GRI:
Ambiental
Código GRI:
MM2
Áreas com Planos de Gestão de Biodiversidade (PGB) 
2019 2020 2021
Número total de unidades 8 8 8
Número total de unidades que foram identificadas com a necessidade de um PGB 4 3 3
Número de unidades que possuem um PGB vigente 2 1 1
Percentual de unidades que possuem um PGB vigente 50% 33% 33%
Descrição da gestão ambiental políticas e práticas para sites ativos
Indicadores correlacionados
Setor SASB:
Mineração e Metais
Dimensão SASB:
Impactos na biodiversidade
Código SASB:
EM-MM-160a.1
ODS:

Nosso sistema de gestão ambiental foi elaborado com base no método interativo PDCA (da sigla em inglês Plan, Do, Check, Act – planejar, fazer, checar e agir) e conta com vários programas e ferramentas: objetivos e metas bem definidos e desdobrados, gestão de riscos e requisitos aplicáveis, gestão de barragens, auditorias internas e externas, flash de indicadores, e, recentemente, a frente ambiental do Jeito Nexa e a plataforma SICLOPE para gerenciar as ações. Nove unidades Nexa possuem Plano de Gestão Ambiental Ativo.

Locais de minas onde a drenagem ácida de rocha está prevista para ocorrer, ativamente mitigada, ou em tratamento ou remediação
Indicadores correlacionados
Setor SASB:
Mineração e Metais
Dimensão SASB:
Impactos na biodiversidade
Código SASB:
EM-MM-160a.2
ODS:
Situação da Drenagem Ácida da Rocha nos Locais de Minas (*)
2021 Porcentagem da produção anual das minas em toneladas métricas dos locais em que a drenagem ácida da rocha está “PREVISTA PARA OCORRER” 19%
Porcentagem da produção anual das minas em toneladas métricas dos locais de mina em que a drenagem ácida da rocha está “ATIVAMENTE MITIGADA” 0%
Porcentagem da produção anual das minas em toneladas métricas dos locais de mina em que a drenagem ácida da rocha está “EM TRATAMENTO OU REMEDIAÇÃO” 34%

 

(*) Os dados apresentados não foram reportados para os anos de 2019 e 2020.

 

Porcentagem de (1) reservas provadas e (2) reservas prováveis em ou perto de locais com status de conservação protegido ou habitat de espécies ameaçadas de extinção
Indicadores correlacionados
Setor SASB:
Mineração e Metais
Dimensão SASB:
Impactos na biodiversidade
Código SASB:
EM-MM-160a.3
ODS:
Porcentagem de (1) Reservas Provadas e (2) Reservas Prováveis em ou Perto de Locais com Status de Conservação Protegido ou Habitat de Espécies Ameaçadas de Extinção (*)
2021 A Nexa não possui reservas provadas ou prováveis em locais ou em um raio de 5 km de áreas de conservação protegidas ou habitats de espécies ameaçadas de extinção.

 

(*) Os dados apresentados não foram reportados para os anos de 2019 e 2020.

 

 

Nossa contribuição aos ODSs

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs)

 

Em 2017 firmamos compromisso com a agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

ODSs relacionados ao tema

Leia mais

Leia mais sobre a Nexa nos links abaixo:

Estratégia

Saiba mais
Gestão de Barragens

Saiba mais
Descomissionamento

Saiba mais
Mudanças Climáticas

Saiba mais
Uso e Descarte de Água

Saiba mais
Economia Circular e Resíduos

Saiba mais