Iniciativa beneficiou 90 profissionais da educação em prol da conscientização a favor do meio ambiente
Capacitar profissionais para identificar problemas socioambientais em Aripuanã e buscar soluções para esses problemas. Este é um dos principais objetivos do curso de formação em educação ambiental para professores e gestores escolares da rede de ensino local. A ação, que teve início em setembro de 2019 por meio de uma Oficina Colaborativa, integra o Programa de Educação Ambiental (PEA), previsto no Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã. Conduzida em parceria com a Synergia, consultoria socioambiental especializada contratada pela Nexa, a capacitação aconteceu nos dias 6 e 7 de fevereiro e envolveu cerca de 90 participantes.
Durante o encontro, foram realizadas aulas práticas e teóricas, cujas atividades contemplaram, principalmente, ações de educação ambiental. Com duração total de 16 horas e dividido em cinco módulos, o momento foi marcado por várias abordagens, como: Licenciamento Ambiental, Educação Ambiental no contexto escolar, Recursos Hídricos, Saneamento Básico, entre outras atividades.
Sequência didática – A analista de Desenvolvimento Local e Projetos Sociais da Nexa, Sabrina Tenello, explicou que o PEA é uma ação contínua, executada na fase de implantação, mas que deve continuar durante a operação, devido à relevância do tema. “A nossa intenção é desenvolver ações educativas, formuladas por meio de um processo participativo, junto a população de Aripuanã para que possamos promover e estimular a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.”.
As atividades tiveram início no Auditório do Centro de Educação Continuada Dardanelos e se estenderam por alguns pontos da cidade. Leonardo Barbosa, especialista de Meio Ambiente da Synergia, foi um dos palestrantes da capacitação. Ele explica que um dos objetivos é auxiliar os professores no planejamento de aula com temáticas ambientais por meio da ferramenta “sequência didática”, que é um termo utilizado pelos educadores para definir um procedimento encadeado de passos ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado. “Nós vamos desenvolver com os professores o tema recursos hídricos para que eles se apropriem desse conhecimento e possam planejar suas aulas a partir de uma sequência didática.”, explica.
Já Reinaldo de Oliveira, também especialista de Meio Ambiente da Synergia, acompanhou as turmas durante as atividades em campo. Ele explica que, nessa etapa, os educadores tiveram a oportunidade de consolidar tudo o que viram na teoria. “Visitamos algumas nascentes e ali debatemos sobre a formação do lençol freático e dos aquíferos, exemplos de temas abordados durante a parte teórica do encontro. Observando a nascente, foi possível consolidar visualmente o conteúdo estudado no Auditório”, comenta.
O Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Ermes José dos Reis, destaca que essa parceria é muito importante, pois meio ambiente é um tema transversal abordado em sala de aula. “Essa temática passa por todas as disciplinas. Precisamos saber como lidar com esse conteúdo para além de simplesmente modismo. Nós temos que falar realmente sobre o que é sustentabilidade, como usar a natureza e entender que também somos parte dela. Dessa maneira, a população e os próprios alunos irão se sensibilizar sobre a necessidade de mudanças de atitudes”, destaca.
Responsabilidade ambiental – Para o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Nexa, João Paulo Cabral, o PEA traz benefícios imensuráveis, não só para o empreendimento, mas também para toda população. “As ações do Programa de Educação Ambiental irão interferir nas condições do meio ambiente, tanto na área de implantação do projeto, como também na sede do município. A Nexa tem o compromisso de atuar de maneira ambientalmente responsável em todos os locais onde opera e, em Aripuanã, não será diferente. A educação ambiental sem dúvidas trará melhorias para a cidade.”, ressalta.
Girlene Nunes de Sá, professora na rede municipal e estadual, participou das atividades e avaliou como um trabalho construtivo. “Participar dessa capacitação foi algo bem significativo. Temos nossos deveres no dia a dia e a partir do momento que cada um faz sua parte, sem dúvidas teremos progresso, o que envolve sensibilizar o aluno para que ele faça sua parte em prol da preservação do meio ambiente, seja em casa ou na escola.”, pontua.